Free Fire é do gênero de jogos Battle Royale — Foto: Divulgação/Garena
Jogos Battle Royale, como Free Fire e PUBG Mobile, são alguns dos maiores sucessos de downloads nos celulares iPhone (iOS) e Android. Com modos multiplayer com vários jogadores, a maioria dos games do gênero só roda em smartphones mais novos, mais potentes e com versões recentes dos sistemas. Porém, existem alguns títulos para baixar e executar sem travar em aparelhos mais básicos ou antigos.

Ao procurar por um jogo, seja na App Store ou na Google Play Store, é importante observar dois requisitos principais: a versão do sistema operacional e o espaço de armazenamento necessário na memória. Quanto mais leve for o jogo, maiores são as chances de ele rodar em diversos modelos de smartphone. Confira, a seguir, opções de Battle Royale para rodar em celulares mais básicos.

Free Fire Battlegrounds

Free Fire é um dos jogos mais jogados atualmente — Foto: Reprodução/Garena
Free Fire Battlegrounds, da Garena, é o jogo do Battle Royale mais baixado no Brasil. Além de ter uma jogabilidade dinâmica, com partidas rápidas e grande variação de personagens e armas, o game consegue rodar na maioria dos smartphones.

O jogo é gratuito e está disponível para Android e iPhone (iOS). No primeiro caso, a versão mínima do sistema operacional necessária é a 4.0.3, lançada em dezembro de 2011, além do download exigir 434 MB livres na memória do celular. Para dispositivos com iOS, a versão mínima requerida é a 8.0, de dezembro de 2014, além de 1 GB livre na memória.

PUBG Mobile Lite

PUBG Mobile Lite é uma adaptação do famoso game nos PCs e consoles — Foto: Reprodução/SlashGear

PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG) foi um dos primeiros Battle Royales de sucesso do mercado. Começou nos consoles, mas em seguida migrou para o mobile. Com gráficos realistas, a versão para smartphones não é tão acessível para quem não tem aparelhos mais novos. Pensando nisso, foi lançado também o PUBG Mobile Lite, uma versão mais leve e capaz de rodar em mais dispositivos.

Ao contrário de Free Fire, PUBG Mobile Lite só está disponível na Google Play Store. Lá, a versão mínima do sistema operacional requerida é a 4.3, lançada em julho de 2013. O jogo ainda exige pelo menos 491 MB de espaço livre nos celulares.

Knives Out

Knives Out oferece vários modos de jogo — Foto: Divulgação/NetEase Games
Knives Out não tem a mesma popularidade dos outros dois títulos já mencionados, mas pode ser uma boa opção para quem gosta de jogos de tiro. O Battle Royale da NetEase Games suporta partidas com até 100 jogadores, além de oferecer uma grande variedade de modos de jogo: partidas solo, com cinco equipes, de 50 jogadores contra 50 e batalhas de snipers.

O jogo é gratuito e disponível para Android e iOS. No iOS, o download requer no mínimo a versão 9.0, de setembro de 2015, e 2,2 GB livres na memória do dispositivo. Para Android, requer versão 4.2, de outubro de 2012, ou superior. O tamanho do arquivo de instalação é de 31 MB, e a loja não indica quanto espaço o jogo pode ocupar depois de instalado.

Hopeless Land

Hopeless Land é um jogo com suporte para vários modelos de smartphones — Foto: Divulgação/HK Hero Entertainment
Hopeless Land: Fight For Survival é um Battle Royale que surpreende pela quantidade de 121 jogadores por partida. Sua jogabilidade é mais fluída por conta do sistema de captura de movimentos reais. A dinâmica lembra a dos concorrentes, incluindo a possibilidade de utilizar veículos e uma grande variação de armas separadas no mapa.

O jogo é gratuito e está disponível para Android e iOS. No sistema do Google, ele precisa da versão 4.1 ou superior e 346 MB de espaço livre. Para dispositivos da Apple, a versão mínima é a 9.0 e são necessários 505 MB livres na memória.


ZombsRoyale.io

ZombsRoyale.io traz os Battles Royales com visualização 2D — Foto: Divulgação/Google Play
O jogo mistura a gameplay de Battle Royale com o estilo minimalista “io”, conhecido pela visualização 2D. É uma adaptação de Zombs.io, um popular jogo para celulares, com as batalhas de sobrevivência. Os jogadores caem no mapa e precisam procurar por armas para sobreviverem até o final.
O game é gratuito e disponibilizado na Google Play Store e na App Store. Para smartphones Android, requer no mínimo a versão 4.4 e apenas 90 MB de espaço livre. Já no iOS, a versão mínima pedida é a 9.0 além de 242 MB disponíveis na memória.