A Sony divulgou hoje imagens do novo joystick que equipará o modelo: é o DualSense, que está em fase final de design e sendo enviado a desenvolvedores, que estão implementando recursos exclusivos em seus jogos.
Segundo a fabricante japonesa, o controle que substituirá o DualShock 4 "os recursos do DualSense, juntamente com o Tempest 3D AudioTech do PS5, proporcionam uma nova sensação de imersão aos jogadores". Ele foi construído com a premissa de melhorar as funcionalidade do modelo anterior.
O primeiro dos pontos foi manter aquilo que consideraram positivo no DuallShock 4, com a adição de funcionalidades e refinamento do design, e também em funcionalidades, já que até então o sentido do toque e o áudio não estavam no foco de fabricante e desenvolvedores. Para resolver esses problemas, a empresa adicionou feedback háptico, de tato, que traz uma variedade de sensações ao tocar.
A Sony também adicionou gatilhos adaptáveis aos botões L2 e R2 para adicionar o toque de tensão nas ações, e isso gerou um desafio para que os componentes se encaixem no hardware sem que ele fique mais volumoso. E, para resolver o problema de áudio, a companhia trouxe ainda um conjunto de microfones embutido, que permitirá calls rápidas sem a necessidade de fones de ouvido.
O botão Compartilhar foi removido, mas não significa que a função morreu. Agora há um botão chamado Criar, que engloba a função, e a Sony deve dar mais detalhes sobre o funcionamento em breve. Ainda sobre o design, saem os controles monocromáticos para um modelo em dois tons, com alteração na barra de luz, que sai da parte superior do joystick para as laterais do touchpad.