Os fãs do PlayStation receberam ótimas notícias esta semana, já que a Sony sugere que poderá sofrer um impacto quando se trata do preço dos consoles PS5 . Ao olhar para todos os saltos tecnológicos que foram confirmados, sugeridos ou rumores para o console PS5, muitos acreditam que o hardware poderia (ou deveria) custar bem mais de 4000 reais. No entanto, as notícias da Sony nesta semana sugerem que a Sony assumirá o peso desse custo como uma perda para colocar os fãs de lado no lançamento.
O site especialista em PlayStation PushSquare sugere que os principais chefes da Sony, falando aos investidores como parte de um informe financeiro no início desta semana, sugeriram que a empresa se concentrasse em “penetração no mercado e aceitabilidade do mercado com seu hardware de última geração”. Então, o que isso significa em princípio?

O PushSquare sugere que isso pode significar que a empresa deseja definir um preço que os consumidores aceitem como justo “para que possa maximizar a base de instalação do dispositivo desde o início”. Em resumo, eles vão torná-lo acessível, simplesmente para você entrar na porta. Exatamente o quão ‘acessível’ será, porém, é a grande questão que os fãs do PlayStation vão querer saber.
Em outubro, a pesquisa do Daily Star revelou que a maioria dos fãs de PlayStation pagaria mais do que o PS4, PS4 Pro ou até o PS3 para comprar o PS5. Os resultados, baseados em mais de 6000 votos, mostraram que apenas 29% dos eleitores não estavam dispostos a pagar mais do que o preço de lançamento do PS4, que chegou ao Brasil custando cerca de 4 mil reais. Notavelmente, 71% dos eleitores estão dispostos a pagar mais de que isso pela nova máquina da Sony.
Pesquisas do PushSquare e Eurogamer.pt também sugeriram que os fãs do PlayStation esperassem ver o console da próxima geração custar entre £ 400 e £ 500. Há rumores de que a tecnologia dentro do próximo console do PlayStation suporta resolução de 8K, tecnologia de rastreamento de raios e muitos outros recursos que ultrapassam os limites do que os jogadores pensam que o hardware do console é capaz.

A única melhoria tecnológica confirmada que vimos até agora vem do vídeo filmado há alguns meses por Takashi Mochizuki do Wall Street Journal. Para quem não se lembra, o vídeo (visto abaixo) – filmado em uma apresentação no palco, provavelmente destinada apenas aos investidores e parceiros de negócios da Sony. Ele mostrou o console em ação, jogando uma pequena seção do jogo exclusivo do PS4, o Marvel’s Spider-Man. O que foi realmente interessante é que a demo levou 8,1 segundos para carregar em um PS4 Pro, mas menos de um segundo (0,083 segundos para ser preciso) para carregar no novo hardware do console.
Outubro também foi um grande mês para o console, já que a primeira imagem do novo console PS5 da Sony vazou, graças a uma imagem compartilhada pelo canal do YouTube ZONEofTECH . O primeiro olhar não oficial do novo console da PlayStation parece praticamente idêntico às patentes da Sony PS5 que vazaram anteriormente no início deste ano pelo site de tecnologia holandês LetsGoDigital.
A imagem compartilhada, vista acima, certamente não é o produto final, mas sim um kit de desenvolvimento PS5 enviado aos desenvolvedores para que eles possam começar a criar jogos para o novo console.


Este não foi o único vazamento do PS5 em outubro, pois também vimos possíveis vazamentos para o novo controlador PS5 Dualshock 5 , apresentando alguns novos recursos interessantes, permitindo que o controlador se conectasse aos serviços de jogos na nuvem.